Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de caso
Autor(es): Eliane Aparecida de Souza
primer Tutor: Rita de Cássia Costa Teixeira
Resumen: Para que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.
Abstract: For students to have healthy eating habits is essential that they are well informed and have sufficient knowledge to learn, select and consume food properly. This experience report is to evaluate the implementation of organic school garden, helping to improve the eating habits of students, parents and the local community. Aiming the importance of environmental education as the fulcrum for all actions around the school. We use qualitative research as a tool for data collection, as well as structured questionnaires, observations and reports from parents, community people and students about the development of the project. The development of the research took place in a school by understanding that the school can be formative and transformative of knowledge about healthy food education. Data analysis showed that poor eating habits are associated with the lack of information on nutrients, inadequately prepare them and intake of processed products.
Asunto: Educação ambiental
Ciência Estudo e ensino
Hortaliças Cultivo
Nutrição Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
Fecha del documento: 15-dic-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf9.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.