Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Costa Teixeirapt_BR
dc.creatorEliane Aparecida de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:21:15Z-
dc.date.available2019-08-11T08:21:15Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3G2P-
dc.description.abstractFor students to have healthy eating habits is essential that they are well informed and have sufficient knowledge to learn, select and consume food properly. This experience report is to evaluate the implementation of organic school garden, helping to improve the eating habits of students, parents and the local community. Aiming the importance of environmental education as the fulcrum for all actions around the school. We use qualitative research as a tool for data collection, as well as structured questionnaires, observations and reports from parents, community people and students about the development of the project. The development of the research took place in a school by understanding that the school can be formative and transformative of knowledge about healthy food education. Data analysis showed that poor eating habits are associated with the lack of information on nutrients, inadequately prepare them and intake of processed products.pt_BR
dc.description.resumoPara que os alunos tenham hábitos alimentares saudáveis é fundamental que eles estejam bem informados e tenham conhecimentos suficientes para aprender, selecionar e consumir alimentos de forma adequada. Este relato de experiência tem por objetivo avaliar a implantação de horta escolar orgânica, contribuindo para a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, pais e comunidade local. Visando a importância da Educação Ambiental como ponto de apoio para todas as ações em torno da Escola. A pesquisa qualitativa foi utilizada como instrumento de coleta de dados, assim como questionários estruturados, observações e relatos dos pais, das pessoas da comunidade e dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se em uma instituição escolar por entender-se que a escola pode ser formadora e transformadora de conhecimentos sobre a educação alimentar saudável. A análise de dados demonstrou que os hábitos alimentares inadequados estão associados à falta de informações sobre os nutrientes, a forma inadequada de prepará-los e a ingestão de produtos industrializados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHorta orgânicapt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherHortaliças Cultivopt_BR
dc.subject.otherNutrição Educaçãopt_BR
dc.titleA horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental para alunos do ensino fundamental: estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_eliane_aparecida_de_souza.pdf9.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.