Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
Autor(es): Flavia Barbosa Oliveira
Primeiro Orientador: Lucia Maria Porto de Paula
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres.
Assunto: Atmosfera
Educação
Biosfera
Ciência Estudo e ensino
Hidrosfera
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
Data do documento: 7-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf767.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.