Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
Authors: | Flavia Barbosa Oliveira |
First Advisor: | Lucia Maria Porto de Paula |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres. |
Subject: | Atmosfera Educação Biosfera Ciência Estudo e ensino Hidrosfera |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5 |
Issue Date: | 7-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf | 767.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.