Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O corpo em cena e o corpo fora da cena
Autor(es): Marilia Aparecida Moreira
Primeiro Orientador: Marcia Maria Rosa Vieira
Primeiro membro da banca : Cristina Moreira Marcos
Segundo membro da banca: Nadia Laguardia de Lima
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre o corpo, delimitando-o em suas formas de apresentação nas urgências subjetivas. Explora o tema "O corpo em cena e o corpo fora da cena", enfocando os acontecimentos de corpo e considerando a incidência do Real na atualidade. Este trabalho pretende apresentar contribuições aos estudos psicológicos, ao abordar os acontecimentos de corpo pela irrupção do gozo do corpo, relacionando-se com o corpo vivo e o significado do que é a vida. A discussão teórica apoia-se na articulação com os acontecimentos de corpo em Antonin Artaud, na sua forma de apresentação: um corpo que emerge do Real, revelando uma não separação da vida, com o qual ele lida como sendo um corpo vivo, introduzindo uma importante discussão, que perpassa as reflexões da dissertação e a fundamentação teórica, na psicanálise, sobre linguagem e cultura. Por outro lado, Artaud, ao teorizar sobre o teatro da crueldade, cria o conceito de crueldade como modo particular de lidar com a linguagem, verificando-se, em contrapartida, do lado da psicanálise, o conceito de representação. Isso produz efeitos sobre a constituição de um corpo e a posição do sujeito no mundo. A partir disso, este estudo estabeleceu uma metodologia por meio da qual percorreu dois momentos em relação à construção do corpo em Artaud, os quais se diferem pelo corpo em cena, que é o momento em que desenvolve a pesquisa com o teatro, antes de sua internação em Rodez, e o corpo fora de cena, que é quando se dá o trabalho com a escrita, a partir desse mesmo marco. Em paralelo, por parte da psicanálise, foi feito também um recorte desses dois momentos, voltados para a teoria lacaniana: a partir das obras de Lacan, Seminário10: a angústia, no qual esse autor teoriza sobre o objeto, e Seminário 23: o sinthoma, em que há a prevalência do Real e as formas de amarração, baseadas na topologia.
Abstract: This research presents an investigation on the body, delimiting its forms of presentation in subjective urgencies. It explores the theme "The body on the scene and the body out of the scene", focusing on the happenings of the body and considering the incidence of the Real in the present days. This work intends to present contributions to psychological studies, as it addresses the happenings of the body through the bodys outbreak of enjoyment, relating it to the living body and the meaning of life. The theoretical discussion is based on the articulation with the happenings of the body in Antonin Artaud, in its form of presentation: a body that emerges from the Real, revealing a non separation from life, with which he handles as a living body, introducing an important discussion that permeates the reflections of this Masters thesis and the psychoanalytic theoretical foundation about language and culture. On the other hand, as Artaud theorizes about the theater of cruelty, he creates the concept of cruelty as a particular way of dealing with language, verifying, in contrast, on the part of psychoanalysis, the concept of representation. This produces effects on the constitution of a body and the position of the subject in the world. Based on that, this study has established a methodology, which considers two different moments in relation to the construction of the body in Artauds work. One is the body on the scene, that is, the moment that the research with the theater develops, before his hospitalization in Rodez, and the other is the body out of the scene, when he starts the act of writing, dating from this same period. In parallel, on the part of psychoanalysis, we have also delimited these two moments, with focus on Lacans theory: Seminar 10: on anxiety, in which he theorizes on the object, and Seminar 23: on the sinthome, in which the Real and the forms of tying the knot, based on topology, prevail.
Assunto: Artaud, Antonin, 1896-1948
Crueldade
Psicologia
Representação (Psicanálise)
Linguagem e cultura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
Data do documento: 14-Jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.