Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Rosa Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Cristina Moreira Marcospt_BR
dc.contributor.referee2Nadia Laguardia de Limapt_BR
dc.creatorMarilia Aparecida Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:37:01Z-
dc.date.available2019-08-12T04:37:01Z-
dc.date.issued2013-06-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HHGE3-
dc.description.abstractThis research presents an investigation on the body, delimiting its forms of presentation in subjective urgencies. It explores the theme "The body on the scene and the body out of the scene", focusing on the happenings of the body and considering the incidence of the Real in the present days. This work intends to present contributions to psychological studies, as it addresses the happenings of the body through the bodys outbreak of enjoyment, relating it to the living body and the meaning of life. The theoretical discussion is based on the articulation with the happenings of the body in Antonin Artaud, in its form of presentation: a body that emerges from the Real, revealing a non separation from life, with which he handles as a living body, introducing an important discussion that permeates the reflections of this Masters thesis and the psychoanalytic theoretical foundation about language and culture. On the other hand, as Artaud theorizes about the theater of cruelty, he creates the concept of cruelty as a particular way of dealing with language, verifying, in contrast, on the part of psychoanalysis, the concept of representation. This produces effects on the constitution of a body and the position of the subject in the world. Based on that, this study has established a methodology, which considers two different moments in relation to the construction of the body in Artauds work. One is the body on the scene, that is, the moment that the research with the theater develops, before his hospitalization in Rodez, and the other is the body out of the scene, when he starts the act of writing, dating from this same period. In parallel, on the part of psychoanalysis, we have also delimited these two moments, with focus on Lacans theory: Seminar 10: on anxiety, in which he theorizes on the object, and Seminar 23: on the sinthome, in which the Real and the forms of tying the knot, based on topology, prevail.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre o corpo, delimitando-o em suas formas de apresentação nas urgências subjetivas. Explora o tema "O corpo em cena e o corpo fora da cena", enfocando os acontecimentos de corpo e considerando a incidência do Real na atualidade. Este trabalho pretende apresentar contribuições aos estudos psicológicos, ao abordar os acontecimentos de corpo pela irrupção do gozo do corpo, relacionando-se com o corpo vivo e o significado do que é a vida. A discussão teórica apoia-se na articulação com os acontecimentos de corpo em Antonin Artaud, na sua forma de apresentação: um corpo que emerge do Real, revelando uma não separação da vida, com o qual ele lida como sendo um corpo vivo, introduzindo uma importante discussão, que perpassa as reflexões da dissertação e a fundamentação teórica, na psicanálise, sobre linguagem e cultura. Por outro lado, Artaud, ao teorizar sobre o teatro da crueldade, cria o conceito de crueldade como modo particular de lidar com a linguagem, verificando-se, em contrapartida, do lado da psicanálise, o conceito de representação. Isso produz efeitos sobre a constituição de um corpo e a posição do sujeito no mundo. A partir disso, este estudo estabeleceu uma metodologia por meio da qual percorreu dois momentos em relação à construção do corpo em Artaud, os quais se diferem pelo corpo em cena, que é o momento em que desenvolve a pesquisa com o teatro, antes de sua internação em Rodez, e o corpo fora de cena, que é quando se dá o trabalho com a escrita, a partir desse mesmo marco. Em paralelo, por parte da psicanálise, foi feito também um recorte desses dois momentos, voltados para a teoria lacaniana: a partir das obras de Lacan, Seminário10: a angústia, no qual esse autor teoriza sobre o objeto, e Seminário 23: o sinthoma, em que há a prevalência do Real e as formas de amarração, baseadas na topologia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectRealpt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subject.otherArtaud, Antonin, 1896-1948pt_BR
dc.subject.otherCrueldadept_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherRepresentação (Psicanálise)pt_BR
dc.subject.otherLinguagem e culturapt_BR
dc.titleO corpo em cena e o corpo fora da cenapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.