Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HZQNM
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A crítica da tradução "O apanhador no campo de centeio": um estudo da conservação das características de representação da oralidade no texto traduzido |
Authors: | Celia Maria Magalhaes Magalhaes |
First Advisor: | Eunice Souza Lima Pontes |
First Referee: | Maria Beatriz Nascimento Decat |
Second Referee: | Lauro Belchior Mendes |
Third Referee: | Carlos Alberto Gohn |
Abstract: | Neste trabalho são utilizadas as categorias de Chafe (1982, s/d) para a linguagem falada informal e linguagem escrita formal e as considerações de Lakoff (1982) e de Tannen (1982a, 1982b) sobre as estratégias de oralidade na escrita com vistas ao levantamento de características de representação da oralidade na obra de Salinger "The Catcher in the Rye". Em seguida procede-se à aplicação das categoriasde Gohn (1987) para a critica da tradução de ficção em prosa na tradução do romance de Salinger para o português "O Apanhador no Campo de Centeio". A partir da análise de "transformações" (categoriaidealizada por Gohn, op.cit.) no texto traduzido, chega-se à conclusão de que é característica daquele texto a incoerência interna, uma vez que ele apresenta a tradução dos "marcado res de representação da oralidade" por recursos equivalentes no português, mas apresenta também a "omissão" ou a "não conservação" daqueles marcadores. |
Subject: | Comunicação escrita Crítica textual Comunicação oral Salinger, Jerome David, 1919- O apanhador no campo de centeio Tradução e interpretação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HZQNM |
Issue Date: | 25-Mar-1988 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_c_liamariamagalh_es.pdf | 4.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.