Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KQR6E
Type: Monografias de Especialização
Title: Registro de histórico vacinal no ambiente hospitalar: estratégias de educação para a saúde
Authors: Marcia Maria Pereira Soares
First Advisor: Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Abstract: Evidencia-se que medidas preventivas que se inserem no contexto da integralidade da assistência à saúde são diretamente proporcionais à qualidade da Educação em Saúde e aos métodos didáticos sistematizados proferidos. Este estudo teve por objetivo identificarEstratégias de Educação em Saúde que promovam o Registro do Histórico Vacinal no ambiente Hospitalar, através do método de Revisão Integrativa da Literatura, com dados extraídos nas bases científicas virtuais LILACS, SCIELO, BIREME, BVS. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se 23 publicações, para compor as discussões. Os autores discorrem sobre o respeitável espaço que o Programa Nacional de Imunização ocupa na literatura brasileira, que a divulgação da vacina no Brasil e no mundo teve como maior aliada, ações de Educação em Saúde, afirmam que a vacinação representa um dos grandes avanços da tecnologia médica nas últimas décadas; que existe a necessidade de ações que promovam uma eficaz cobertura vacinal através da atualização do cartão vacinal, o imperativo do registro da imunização durante a assistência ao indivíduo para sanar os eventos deoportunidades perdidas de vacinação, independente do nível de complexidade da assistência à saúde. Conclui-se que, para preencher esta lacuna na produção científica, são necessárias discussões com os setores de Educação em Saúde, com a finalidade de viabilizar futuraspesquisas que adicionem conhecimentos aos profissionais e supram a necessidade de produção de estudos providos de Estratégias Educativas que corroborem e estabeleçam a qualidade dos Registros na atenção Hospitalar, valorizando o Histórico Vacinal, para contribuir com a integralidade na assistência ao indivíduo.
Abstract: It is noteworthy that the preventive measures that fall within the context of the integrality of the health care are proportional to the quality of Health Education and to the didactical discussed methods. This study aimed to identify strategies in Health Education that foment the record of the Vaccine Chart in hospitals, through the method of Literature'sIntegrative Review, with data extracted from the virtual scientific basis LILACS, SCIELO, BIREME and BVS. From the inclusion and exclusion criteria, 23 publications were selected to compose the discussions. The authors wander from the space that the National Immunization Program occupies in Brazilian literature, and from how the propagation of the vaccine in Brazil and in the world had as your allies the actions of Health Education, stating that vaccination is one of the greatest advances of medical technology in the recent decades; from how there is a need for actions that promote a vaccination coverage by updating vaccinationcard, and the need of immunization record when assisting the individual, to avoid the chance of missed vaccination opportunities, independently of the level of complexity in health care. It was concluded that, considering the gap observed in scientific production, discussions with the Health Education's departments are needed, with the purpose of enable future researches that add knowledge to the professionals and supply the need of studies on Educational Strategies that corroborate and establish the quality of the records in hospitals, valuing the Vaccine Chart, in order to contribute to the assistance of the individual.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KQR6E
Issue Date: 31-Jan-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_rcia_maria_pereira_soares.pdf702.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.