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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estratégias de ensino para o manejo da traqueostomia pelo paciente e cuidador
Autor(es): Paola Cristina Cota da Silveira
primer Tutor: Eline Lima Borges
Resumen: Muitos autores afirmam que pacientes, e ou cuidadores e familiares apresentam dificuldades quanto ao manejo e o cuidado com a traqueostomia em relação à execução das técnicas de cuidado no domicílio e geralmente, não são preparados para a alta hospitalar. Essas dificuldades constituíram o problema desse estudo que teve por objetivo identificar estratégias de ensino que facilitem o manejo da traqueostomia pelo paciente e cuidador. A metodologia adotada foi a metassíntese, considerando-se que as dificuldades são subjetivas, os sujeitos apresentam percepções diversas, sendo a pesquisa qualitativa a mais indicada para percepções e significados. O problema de pesquisa gerou a seguinte questão norteadora: quais estratégiasde ensino o fisioterapeuta deve usar com o paciente e o cuidador no manejo da traqueostomia? A amostra do trabalho foi constituída por dois artigos. Os principais resultados mostraram que as modificações físicas e de hábitos de vida, apresentadas pelo paciente traqueostomizadofazem com que ele apresente sentimentos de tristeza, irritabilidade, ansiedade e insegurança. Estes sentimentos se manifestam dependendo do contexto em que tais situações ocorrem. Constatou-se uma boa estratégia de ensino é o uso de materiais educativos nos serviços de saúde capazes de sanar dúvidas, inseguranças e responder questionamentos mais comuns apresentados ao profissional de saúde pelos pacientes e cuidadores a respeito do manejo da traqueostomia. Ao final, concluiu-se que é preciso que o fisioterapeuta vá além doconhecimento técnico, estabelecendo junto ao paciente, cuidador e à família, meios para o cuidado domiciliar, já que o manejo e o cuidado com a cânula de traqueostomia ocorrem no domicílio. O tratamento deve incluir em sua prática atividades e ações educativas que envolvam o paciente no cuidado relacionado ao manejo com a traqueostomia, enfatizando a relevância de se cuidarem para o sucesso da autonomia e prevenção das complicações, promovendo assim a educação e a promoção da saúde.
Abstract: time to manage and care the tracheostomy regarding the implementation of techniques for home care and they generally are not prepared to get hospital discharge. These difficulties that made this study try to identify teaching strategies that would facilitate the management of tracheostomys patient and caregivers. The methodology adopted was met syntheses considering that the difficulties are subjective, subjects that have different perceptions and meaning. The researchs problem generated the following question. Which teaching strategies the therapists should use with the patient and caregiver in the management of tracheostomy?The studys sample was composed of two articles. Themain results showed that the physical and habits modifications presented by tracheostomys patients showed variation on their feelings such as sadness, happiness, excited plus some others. These feelings appear depending on different situations. Realize that a good education is a teaching strategy is to get use of educational materials in healthservices that will be able to take care of any doubts, insecurities and answer the most common questions presented to the health professional by patients and caregivers about the management of tracheostomy . At the end, concludes that the physiotherapist needs togo beyond technical knowledge, establishing together with the patient , caregiver and family, many ways to take care at home, since the management and care of the tracheostomy cannula occurs at home. Treatment should include practice of educational actions involving the patient in the care related to treating with tracheostomy, emphasizingthe relevance of caring for the autonomys success and complications prevent, promoting education and health promotion.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRKRB
Fecha del documento: 22-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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