Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9L7K6C
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de Arte Sensorial/Relacional uma abordagem no AEE e (Atendimento Educacional Especializado) na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio
Autor(es): Marisa Santos Nepomuceno
Primeiro Orientador: Kleumanery de Melo Barboza
Resumo: Este trabalho em questão se refere a uma reflexão sobre a inserção das artes visuais no AEE (Atendimento Educacional Especializado) com foco nas artes sensoriais. Tem por objetivo principal apresentar uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem no AEE através da análise da metodologia utilizada no desenvolvimento sensorial, empregada na sala de recursos e seus possíveis desdobramentos. Dessa forma, urge uma reflexão em um universo onde a inclusão e arte estão intrinsecamente ligadas, já que a arte é um dos principais pilares da educação especial e, assim, ambas gritam por socorro. Nesse sentido, questiona-se como incorporar essa disciplina como forma de aprendizagem. Este trabalho trata-se das informações coletadas na pesquisa bibliográfica sobre o tema em foco, com base na consulta em obras de cunho científico, com ênfase em aspectos que envolvem a história do ensino da arte na escola e a relação arte-educação. Também foram abordadas informações sobre os aspectos relacionados à Educação Especial e a Arte Sensorial/Relacional.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9L7K6C
Data do documento: 14-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf762.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.