Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Escola renovada: uma parceria entre Gestores e a comunidade escolar |
Authors: | Eliamar Silva |
First Advisor: | Grazielle Mariano Batista Maia |
First Referee: | Francisco Angelo Coutinho |
Abstract: | Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância de estar renovando sempre, pois na escola há grandes necessidades de ampliar a participação dos pais, como maneira de comprometê-los com a educação dos filhos e até mesmo como busca constante em solucionar problemas que surgiram ao longo dos anos na escola. O trabalho do gestor está cada dia mais comprometido com a gestão de qualidade,com isso se faz necessária uma gestão democrática. A gestão democrática está associada a processos de participação social, seja no planejamento do Plano Político Pedagógico da escola ou na tomada de decisões sobre os recursos a serem adquiridos e usados na escola. Está associada também a estratégias que garantam a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como objetivo a qualificação da educação e a formação do aluno. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da educação, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporcionar um maior conhecimento dos objetivos e metas e favorecer uma aproximação maior entre profissionais, alunos e comunidade. |
Subject: | Gestão democrática Escolas Organização e administração Comunidade e escola |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC |
Issue Date: | 19-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_eliamar_silva.pdf | 362.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.