Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC
Type: Monografias de Especialização
Title: Escola renovada: uma parceria entre Gestores e a comunidade escolar
Authors: Eliamar Silva
First Advisor: Grazielle Mariano Batista Maia
First Referee: Francisco Angelo Coutinho
Abstract: Este trabalho faz uma reflexão sobre a importância de estar renovando sempre, pois na escola há grandes necessidades de ampliar a participação dos pais, como maneira de comprometê-los com a educação dos filhos e até mesmo como busca constante em solucionar problemas que surgiram ao longo dos anos na escola. O trabalho do gestor está cada dia mais comprometido com a gestão de qualidade,com isso se faz necessária uma gestão democrática. A gestão democrática está associada a processos de participação social, seja no planejamento do Plano Político Pedagógico da escola ou na tomada de decisões sobre os recursos a serem adquiridos e usados na escola. Está associada também a estratégias que garantam a permanência e o sucesso do aluno na escola, tendo como objetivo a qualificação da educação e a formação do aluno. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da educação, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Além disso, proporcionar um maior conhecimento dos objetivos e metas e favorecer uma aproximação maior entre profissionais, alunos e comunidade.
Subject: Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
Comunidade e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLQZC
Issue Date: 19-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_eliamar_silva.pdf362.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.