Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A relevância da avaliação no sistema de ensino |
Authors: | Elizane Soares Rezende |
First Advisor: | Daniel Handan Triginelli |
First Referee: | Maria Rosimary Soares dos Santos |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade refletir sobre a relevância da avaliação no sistema de ensino das escolas públicas, identificando os principais aspectos que norteiam o processo avaliativo em uma gestão democrática. A proposta busca ainda refletir sobre as formas mais adequadas e viáveis de se avaliar os educandos e a prática pedagógica, tendo em vista não somente o conhecimento adquirido, mas também a formação de atitudes e valores e o esforço demonstrado pelos alunos. A metodologia adotada foi à qualitativa, pois se buscou refletir sobre o tema a luz de diferentes referenciais teóricos para melhor embasamento do conteúdo. Os principais autores citados para este trabalho foram: Esteban (2001), Gil e Fanizzi (2008), Grosbaum (2001), Abreu (2001), entre outros. A pesquisa também foi embasada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eda Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). A avaliação deve ser vista como um instrumento do planejamento escolar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola tendo em vista uma gestão democrática e participativa no processo de ensino aprendizagem. |
Subject: | Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC |
Issue Date: | 18-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_elizane_soares_rezende.pdf | 195.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.