Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Type: Monografias de Especialização
Title: A relevância da avaliação no sistema de ensino
Authors: Elizane Soares Rezende
First Advisor: Daniel Handan Triginelli
First Referee: Maria Rosimary Soares dos Santos
Abstract: O presente trabalho de pesquisa tem como finalidade refletir sobre a relevância da avaliação no sistema de ensino das escolas públicas, identificando os principais aspectos que norteiam o processo avaliativo em uma gestão democrática. A proposta busca ainda refletir sobre as formas mais adequadas e viáveis de se avaliar os educandos e a prática pedagógica, tendo em vista não somente o conhecimento adquirido, mas também a formação de atitudes e valores e o esforço demonstrado pelos alunos. A metodologia adotada foi à qualitativa, pois se buscou refletir sobre o tema a luz de diferentes referenciais teóricos para melhor embasamento do conteúdo. Os principais autores citados para este trabalho foram: Esteban (2001), Gil e Fanizzi (2008), Grosbaum (2001), Abreu (2001), entre outros. A pesquisa também foi embasada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eda Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). A avaliação deve ser vista como um instrumento do planejamento escolar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola tendo em vista uma gestão democrática e participativa no processo de ensino aprendizagem.
Subject: Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNUC
Issue Date: 18-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_elizane_soares_rezende.pdf195.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.