Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPTF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Monica Correia Baptistapt_BR
dc.creatorFabricia Ribeiro Gontijopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:10:36Z-
dc.date.available2019-08-09T23:10:36Z-
dc.date.issued2013-07-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPTF-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o tema O Currículo Escolar e as Dificuldades para a sua implementação: o caso do CEI Era uma vez, abordando a contribuição do processo de uma clara definição de objetivos educacionais, de meios para atingi-los, evidenciando as perspectivas atuais para o campo do currículo e suas divergências. Pretende-se, ainda, comparar o currículo oficial e o currículo real. Este estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu através de livros, impressos, leis e artigos disponíveis na biblioteca do Curso de Especialização em Gestão Escolar, bem como em artigos digitalizados que contemplavam a temática. O texto final foi embasadonos estudos de autores do campo do Currículo Escolar, entre eles destacam-se: Forquin, Goodson, Hamilton, Perrenoud, Santos, dentre outros. Os resultados revelaram que o currículo escolar teve um longo caminho percorrido até chegar ao formato atual, mas que ainda deixa a desejar. Dessa forma, infere-se que todos os educadores devem se sentir co-responsáveis pela implementação de seu currículo real em prol da melhoria da qualidade educacional, entendendo qual é o seu papel e que juntos podem fazer a diferença dentro do âmbito educacional, pois assim a democratização escolar será eficaz.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleO currículo escolar e as dificuldades para a sua implementação: o caso do CEI "Era uma vez"pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_fabricia_ribeiro_gontijo.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.