Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPTF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Renato Lopes dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monica Correia Baptista | pt_BR |
dc.creator | Fabricia Ribeiro Gontijo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T23:10:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T23:10:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMPTF | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o tema O Currículo Escolar e as Dificuldades para a sua implementação: o caso do CEI Era uma vez, abordando a contribuição do processo de uma clara definição de objetivos educacionais, de meios para atingi-los, evidenciando as perspectivas atuais para o campo do currículo e suas divergências. Pretende-se, ainda, comparar o currículo oficial e o currículo real. Este estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu através de livros, impressos, leis e artigos disponíveis na biblioteca do Curso de Especialização em Gestão Escolar, bem como em artigos digitalizados que contemplavam a temática. O texto final foi embasadonos estudos de autores do campo do Currículo Escolar, entre eles destacam-se: Forquin, Goodson, Hamilton, Perrenoud, Santos, dentre outros. Os resultados revelaram que o currículo escolar teve um longo caminho percorrido até chegar ao formato atual, mas que ainda deixa a desejar. Dessa forma, infere-se que todos os educadores devem se sentir co-responsáveis pela implementação de seu currículo real em prol da melhoria da qualidade educacional, entendendo qual é o seu papel e que juntos podem fazer a diferença dentro do âmbito educacional, pois assim a democratização escolar será eficaz. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Implementação | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | O currículo escolar e as dificuldades para a sua implementação: o caso do CEI "Era uma vez" | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_fabricia_ribeiro_gontijo.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.