Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Espaço físico e o desenvolvimento cognitivo e social na educação infantil |
Autor(es): | Janaina Pedrosa de Souza |
primer Tutor: | Jose Simoes de Almeida Junior |
primer miembro del tribunal : | Livia Maria Fraga Vieira |
Resumen: | O projeto de intervenção foi realizado numa instituição pública de Educação Infantil com crianças, mais especificamente uma turma com a idade de 4 (quatro) anos, com o objetivo de refletir acerca dos modos de interação das crianças com o espaço físico da sala de aula. Discuti-se a importância do espaço físico, não somente como um espaço vazio e sem interferência no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas como instigador para a construção e aprendizagem do conhecimento pela criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando pesquisadores como: Horn (2004), Zabalza (1998), Edwards, Gandini, Forman (1999), os quais discutem a importância do espaço no desenvolvimento infantil e como ele é percebido e utilizado pelas crianças. O resultado do projeto de intervenção foi a percepção por parte das crianças do espaço da sala de aula como um lugar de possibilidades, promotor da autonomia e aprendizagem. |
Asunto: | Educação pre-escolar Ambiente de sala de aula |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
espa_o_e_desenvolvimento.pdf | 536.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.