Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Espaço físico e o desenvolvimento cognitivo e social na educação infantil
Autor(es): Janaina Pedrosa de Souza
Primeiro Orientador: Jose Simoes de Almeida Junior
Primeiro membro da banca : Livia Maria Fraga Vieira
Resumo: O projeto de intervenção foi realizado numa instituição pública de Educação Infantil com crianças, mais especificamente uma turma com a idade de 4 (quatro) anos, com o objetivo de refletir acerca dos modos de interação das crianças com o espaço físico da sala de aula. Discuti-se a importância do espaço físico, não somente como um espaço vazio e sem interferência no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas como instigador para a construção e aprendizagem do conhecimento pela criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando pesquisadores como: Horn (2004), Zabalza (1998), Edwards, Gandini, Forman (1999), os quais discutem a importância do espaço no desenvolvimento infantil e como ele é percebido e utilizado pelas crianças. O resultado do projeto de intervenção foi a percepção por parte das crianças do espaço da sala de aula como um lugar de possibilidades, promotor da autonomia e aprendizagem.
Assunto: Educação pre-escolar
Ambiente de sala de aula
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espa_o_e_desenvolvimento.pdf536.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.