Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9P3LG3
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dc.contributor.advisor1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Tadeu de Andradept_BR
dc.creatorMaria da Glória Almeida Batistapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:25:24Z-
dc.date.available2019-08-12T05:25:24Z-
dc.date.issued2014-02-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9P3LG3-
dc.description.abstractThe discussion of teenage pregnancy has been gaining strength because of personal, family and social consequences arising from this situation. In this context it becomes extremely important effective educational activities aimed at educating the user to subsidize it in their decisions and understanding the difficulties, uncertainties and insecurities that stage. Through this reality we perceive the need for change in posture and update all stakeholders in education and training of adolescents, especially regarding the issue of sex education. In order to identify the use of educational practices by health professionals in the prevention of teenage pregnancy a literature review on the basis of Integrative BVS data was performed. We opted for publications in the period 2002-2012, which provided evidence of the educational practices employed with a view to the formation of an individual with reflective critical thinking. In some findings became clear that within the traditional model, the educational practices are not panning the desired effect because the rate of teenage pregnancy is increasing.pt_BR
dc.description.resumoA discussão acerca da gravidez na adolescência vem ganhando força em virtude das consequências pessoais, familiares e sociais advindas dessa situação. Nesse contexto torna-se de extrema importância ações educativas efetivas visando a conscientização do indivíduo para subsidiá-lo nas suas decisões e entendimento das dificuldades, incertezas e inseguranças dessa fase. Mediante essa realidade percebe-se a necessidade de mudança de postura e atualização de todos os atores envolvidos na educação e formação dos adolescentes, principalmente em se tratando da questão da educação sexual. No intuito de identificar a utilização das práticas educativas pelos profissionais de saúde na prevenção da gravidez na adolescência foi realizada uma revisão de literatura Integrativa na base de dados BVS. Optou-se por publicações no período de 2002 a 2012, que evidenciassem as práticas educativas empregadas com vistas à formação de um indivíduo com pensamento crítico reflexivo. Em alguns achados ficou claro que dentro do modelo tradicional, as práticas educativas não estão surtindo o efeito desejado, pois o índice de gravidez na adolescência está aumentando.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleA importância das práticas educativas para a prevenção da gravidez na adolescencia: uma reflexão a luz da literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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