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dc.contributor.advisor1Bernadete Santos Campellopt_BR
dc.creatorLaura Valladares de Oliveira Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:50:58Z-
dc.date.available2019-08-12T16:50:58Z-
dc.date.issued2014-09-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R7JTM-
dc.description.abstractThis thesis addresses the school librarians education for the exercise of their pedagogical role, although there are in the literature of school library authors who affirm that these professionals do not have sufficient training to fulfill this role. On the other hand, it is known that there are librarians who develop a pedagogical practice in basic education schools. The objective of this research was to understand how the professional librarians education contributed to provide a basis for the exercise of their educational role. As secondary objectives the different aspects of their training that may have influenced the exercise of their educational role and sustained their practice were investigated. It is a qualitative study, whose data were obtained through a semi-structured interview and a form. The sample consisted of 09 librarians working in public and private school libraries of the following states: Rio Grande do Sul (03 informants), São Paulo (informant 01), Rio de Janeiro (01 informant), Belo Horizonte (03 informants), and Espírito Santo (01 informant). The theoretical framework for the research comprised the following themes: a) education and training of librarians; b)the evolution of librarianship curricula in Brazil; c) attitudes and dispositions expected in the librarians profile; d) information literacy training; e) technologies associated with the librarians education of the librarian for research; f) inquiry learning. These topics provided guidance for data collection and analysis. The analysis was performed based on the topics above, exploring in detail the data obtained through interviews. It was concluded that although the participants value and appreciate the educational practices that they develop, in many cases they do not clearly demonstrate the knowledge, attitudes and skills they teach. They see flaws in their academic education and value their practices as a factor of professional development, that allow them to properly perform their educational role.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a formação do bibliotecário para o exercício do seu papel educativo na escola, embora existam na literatura da área de biblioteca escolar autores que afirmem que esses profissionais não têm formação suficiente para exercer esse papel. Por outro lado, sabe-se que existem bibliotecários que desenvolvem uma prática educativa nas escolas de ensino básico. Isso posto, o objetivo desta pesquisa foi compreender de que maneira a formação do profissional bibliotecário contribuiu para fornecer uma base para o exercício de seu papel educativo. Como objetivos secundários foram investigados de que maneira os diferentes aspectos da sua formação influenciaram o exercício do seu papel educativo e sustentaram sua prática. É um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos através de formulário e de entrevista semiestruturada. Compuseram a amostra 09 bibliotecários que trabalham em bibliotecas escolares públicas e privadas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul (03 informantes), São Paulo (01 informante), Rio de Janeiro (01 informante), Belo Horizonte (03 informantes) e Espírito Santo (01 informante). O referencial teórico foi composto pelos seguintes temas: a) educação e formação do bibliotecário; b) a evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil; c) atitudes e disposições almejadas para o bibliotecário; d) formação para a competência informacional; e) tecnologias associadas à formação do bibliotecário; f) aprendizagem pela pesquisa. Esses temas serviram para direcionar a coleta e a análise dos dados. A análise foi elaborada com base nos temas acima, explorando-se detalhadamente os depoimentos dos entrevistados. Concluiu-se que embora o bibliotecário valorize e aprecie as práticas educativas por ele desenvolvidas, em muitos casos ele não demonstra ter clareza dos conhecimentos, atitudes e habilidades que ensina. Ele percebe falhas na sua formação acadêmica e valoriza sua prática como fator de seu aperfeiçoamento profissional que lhe permite desempenhar adequadamente o seu papel pedagógico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do bibliotecáriopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecário educadorpt_BR
dc.subjectPapel educativo do bibliotecáriopt_BR
dc.subject.otherBibliotecarios Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherBibliotecáriospt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomia Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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