Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPRQN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernanda Carla de Castropt_BR
dc.contributor.referee1Danielle Gregole Coluccipt_BR
dc.creatorPatricia de Souza Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:32:48Z-
dc.date.available2019-08-14T15:32:48Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPRQN-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe demonstrar a importância da intervenção pedagógica diante da dificuldade de aprendizagem de alunos de uma escola municipal de Santa Luzia. A Escola Municipal Professora Síria Thébit trabalha com o intuito de melhorar a auto-estima desenvolver a aprendizagem cognitiva, porém trabalha com alunos que vêm de uma comunidade carente, marcada por desestrutura familiar o que leva à defasagem escolar, uma vez que a criança encontra-se sozinha no processo educacional. De acordo com Silvia Amaral (2010) o desenvolvimento de uma criança começa no interior da família, por este motivo os pais deveriam criar um ambiente saudável de confiança, pois é na família que deveria se perceber as primeiras dificuldades de uma criança. Para sanar essa defasagem que muitas vezes não é percebida pela família são necessárias constantes intervenções pedagógicas e o objetivo desse trabalho é mostrar como essas ações colaboram para o melhor aproveitamento desses alunos em dificuldade. Para dar subsídio ao trabalho, vamos recorrer a autores que discutem a importância da intervenção pedagógica em uma instituição com alunos com problemas de aprendizagem, entre eles, estão: Silvia Adriane Teixeira Amaral, (2010), Catarina de Almeida Santos (2007), Miguel Arroyo (2007), Maria Susley Pereira (2012), Nilza Maria dos Santos (2009), Adilson Ângelo (2006), Emília Maria Pereira Pinto (2011).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da intervenção pedagógica frente a defasagem de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_de_especializa__o_patr_cia_de_souza_goulart.pdf199.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.