Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPRQN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernanda Carla de Castro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Danielle Gregole Colucci | pt_BR |
dc.creator | Patricia de Souza Goulart | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:32:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:32:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPRQN | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe demonstrar a importância da intervenção pedagógica diante da dificuldade de aprendizagem de alunos de uma escola municipal de Santa Luzia. A Escola Municipal Professora Síria Thébit trabalha com o intuito de melhorar a auto-estima desenvolver a aprendizagem cognitiva, porém trabalha com alunos que vêm de uma comunidade carente, marcada por desestrutura familiar o que leva à defasagem escolar, uma vez que a criança encontra-se sozinha no processo educacional. De acordo com Silvia Amaral (2010) o desenvolvimento de uma criança começa no interior da família, por este motivo os pais deveriam criar um ambiente saudável de confiança, pois é na família que deveria se perceber as primeiras dificuldades de uma criança. Para sanar essa defasagem que muitas vezes não é percebida pela família são necessárias constantes intervenções pedagógicas e o objetivo desse trabalho é mostrar como essas ações colaboram para o melhor aproveitamento desses alunos em dificuldade. Para dar subsídio ao trabalho, vamos recorrer a autores que discutem a importância da intervenção pedagógica em uma instituição com alunos com problemas de aprendizagem, entre eles, estão: Silvia Adriane Teixeira Amaral, (2010), Catarina de Almeida Santos (2007), Miguel Arroyo (2007), Maria Susley Pereira (2012), Nilza Maria dos Santos (2009), Adilson Ângelo (2006), Emília Maria Pereira Pinto (2011). | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Capacidade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Disturbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância da intervenção pedagógica frente a defasagem de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_de_especializa__o_patr_cia_de_souza_goulart.pdf | 199.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.