Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHB8
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A participação da comunidade e sua efetivação dentro do ambiente escolar |
Autor(es): | Almira do Nascimento Ferreira |
primer Tutor: | Priscila Rezende Moreira |
Resumen: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso- TCC foi desenvolvido a partir de uma análise crítica realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil- UMEI Sabinópolis sobre os aspectos que envolvem a participação da comunidade, através da formação do conselho de pais. Tendo como referência o Projeto Político Pedagógico-PPP da instituição procurou se identificar a presença do Conselho Escolar dentro da instituição sob os cuidados de uma gestão democrática. Nesse sentido, foi considerado o modo em que se projetava a sua formação, a sua tomada de decisão e os reflexos produzidos por sua mobilização. Para o desenvolvimento deste estudo foram considerados os autores que pesquisam sobre Gestão Escolar e Gestão Democrática, tais como: Luck (1999), Gadotti (1994), Brito e Carnielli (2011) e Freitas (2000). Verificou-se que para a escola obter uma gestão que tenha a sua atuação pautada no espírito democrático é necessário abrir o caminho para que a comunidade se sinta acolhida e participe efetivamente nas práticas cotidianas. |
Asunto: | Comunidade e escola Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHB8 |
Fecha del documento: | 21-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
almira.pdf | 137.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.