Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHB8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A participação da comunidade e sua efetivação dentro do ambiente escolar
Autor(es): Almira do Nascimento Ferreira
Primeiro Orientador: Priscila Rezende Moreira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso- TCC foi desenvolvido a partir de uma análise crítica realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil- UMEI Sabinópolis sobre os aspectos que envolvem a participação da comunidade, através da formação do conselho de pais. Tendo como referência o Projeto Político Pedagógico-PPP da instituição procurou se identificar a presença do Conselho Escolar dentro da instituição sob os cuidados de uma gestão democrática. Nesse sentido, foi considerado o modo em que se projetava a sua formação, a sua tomada de decisão e os reflexos produzidos por sua mobilização. Para o desenvolvimento deste estudo foram considerados os autores que pesquisam sobre Gestão Escolar e Gestão Democrática, tais como: Luck (1999), Gadotti (1994), Brito e Carnielli (2011) e Freitas (2000). Verificou-se que para a escola obter uma gestão que tenha a sua atuação pautada no espírito democrático é necessário abrir o caminho para que a comunidade se sinta acolhida e participe efetivamente nas práticas cotidianas.
Assunto: Comunidade e escola
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHB8
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
almira.pdf137.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.