Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O desafio de transformar a escola num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia
Autor(es): Dulcinalva Campos
Primeiro Orientador: Priscila Rezende Moreira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende analisar o desafio de transformar a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO) num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia contemplando a participação efetiva dos diversos atores sociais do universo escolar na formulação e na implementação da gestão democrática. O que se pretende com esta análise é alcançar um entendimento maior sobre as possibilidades de consolidação da escola como um espaço de socialização e de formação para a cidadania. Em ensejo, propõe uma reflexão sobre a importância do papel do gestor escolar na construção de uma nova concepção de gestão escolar a qual garanta o direito de intervenção das pessoas envolvidas na tomada de decisões no interior da escola, tendo como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico-PPP da referida escola. Para subsidiar este trabalho, algumas considerações de autores foram estudadas, tais como, Dourado(2015) e Navarro (2004), além da análise de documentos e publicações do Ministério da Educação (MEC), com objetivo principal de delinear considerações importantes sobre gestão democrática e participação na escola para a melhoria da aprendizagem.
Assunto: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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