Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Priscila Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Dulcinalva Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T08:43:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T08:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende analisar o desafio de transformar a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO) num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia contemplando a participação efetiva dos diversos atores sociais do universo escolar na formulação e na implementação da gestão democrática. O que se pretende com esta análise é alcançar um entendimento maior sobre as possibilidades de consolidação da escola como um espaço de socialização e de formação para a cidadania. Em ensejo, propõe uma reflexão sobre a importância do papel do gestor escolar na construção de uma nova concepção de gestão escolar a qual garanta o direito de intervenção das pessoas envolvidas na tomada de decisões no interior da escola, tendo como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico-PPP da referida escola. Para subsidiar este trabalho, algumas considerações de autores foram estudadas, tais como, Dourado(2015) e Navarro (2004), além da análise de documentos e publicações do Ministério da Educação (MEC), com objetivo principal de delinear considerações importantes sobre gestão democrática e participação na escola para a melhoria da aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestor Escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | O desafio de transformar a escola num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dulcinalva.pdf | 186.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.