Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A
Type: Monografias de Especialização
Title: Grêmio estudantil: implementação de um modelo de gestão participativa em escola de nível fundamental
Authors: Erivelton Giovani Ramos
First Advisor: Ana Paula da Silva Rodrigues
First Referee: Joyce Rodrigues Silva Goncalves
Abstract: Este trabalho busca subsídios teóricos e práticos para uma melhor organização do Grêmio Estudantil da E. E. José Bonifácio, Poço Fundo, MG. A pesquisa toma como parâmetro bibliografias referentes à construção de uma Gestão Democrática, o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e também na experiência da reformulação do Grêmio Estudantil ocorrido no último bimestre do ano letivo de 2014. O resultado da pesquisa demonstrou que o processo de criação do grêmio estudantil na escola, desde a campanha até a eleição, foi feita de forma apressada, contribuindo para o esvaziamento do propósito inicial que era ampliar a participação estudantil e reforçar valores como cidadania, emponderamento e democracia. Faltaram diálogos e preparo dos estudantes, bem como o apoio necessário por parte de equipe gestora e educadores para aprimorar tais conhecimentos. Esta pesquisa também concluiu que o meio mais rápido e eficaz de enfrentar este problema é iniciar o novo ano, reunindo os estudantes eleitos para representar a diretoria gremista e discutir com eles um planejamento que os qualifique melhor para empenhar tão importante papel na sua escola. Será necessário dotá-los de informações e requisitos para construírem um grupo que seja capaz de mudar a realidade da escola. Por fim foram sugeridas práticas democráticas necessárias e sugestões de atividades, tomando sempre a precaução de não ferir a autonomia do Grêmio Estudantil.
Subject: Participação estudantil na educação
Escolas Gestão democrática
Ensino fundamental
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
erivelton.pdf349.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.