Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
Autor(es): | Andréia Cristina de Oliveira Pires |
Primeiro Orientador: | Aline Gabriele Pereira |
Resumo: | O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los. |
Assunto: | Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf | 616.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.