Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aline Gabriele Pereira | pt_BR |
dc.creator | Andréia Cristina de Oliveira Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T01:39:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T01:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C | - |
dc.description.resumo | O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf | 616.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.