Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
Authors: Andréia Cristina de Oliveira Pires
First Advisor: Aline Gabriele Pereira
Abstract: O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.
Subject: Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf616.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.