Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Organização dos tempos de planejamento dos professores: construção e os desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico
Autor(es): Cláudia Márcia Ribeiro
primer Tutor: Hasla de Paula Pacheco
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógicoda Escola Municipal Hilda Nunes Brandão, no eixo Tempos e Espaços Escolares e a organização do tempo do trabalho do corpo docente da escola, objetivando refletir sobre gestão do tempo a e como ele é organizado de forma a garantir o tempo de planejamento dos docentes na instituição. Buscou-se neste trabalho apresentar como suporte para o embasamentoteóricioo Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que direciona a organização do trabalho na instituição, a legislação em vigor e autores que discutem sobre o assunto comoSouza(1999), Cavaliere (2007), Dourado(2003), Vasconcellos(2004), Torres(2001), dentre outros. Como principais reflexões, atenta-se para gestão do tempo na instituição, a importância do PPP como balizador das práticas pedagógicas, a importância do tempo de planejamento para o docente e a sua determinação legal, além de refletir sobre os reflexos da implementação do tempo pedagógico docente na escola.
Asunto: Professores Participação na administração
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Fecha del documento: 21-mar-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
claudia.pdf184.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.