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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Organização dos tempos de planejamento dos professores: construção e os desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico |
Autor(es): | Cláudia Márcia Ribeiro |
primer Tutor: | Hasla de Paula Pacheco |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógicoda Escola Municipal Hilda Nunes Brandão, no eixo Tempos e Espaços Escolares e a organização do tempo do trabalho do corpo docente da escola, objetivando refletir sobre gestão do tempo a e como ele é organizado de forma a garantir o tempo de planejamento dos docentes na instituição. Buscou-se neste trabalho apresentar como suporte para o embasamentoteóricioo Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que direciona a organização do trabalho na instituição, a legislação em vigor e autores que discutem sobre o assunto comoSouza(1999), Cavaliere (2007), Dourado(2003), Vasconcellos(2004), Torres(2001), dentre outros. Como principais reflexões, atenta-se para gestão do tempo na instituição, a importância do PPP como balizador das práticas pedagógicas, a importância do tempo de planejamento para o docente e a sua determinação legal, além de refletir sobre os reflexos da implementação do tempo pedagógico docente na escola. |
Asunto: | Professores Participação na administração Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE |
Fecha del documento: | 21-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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