Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Organização dos tempos de planejamento dos professores: construção e os desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico
Autor(es): Cláudia Márcia Ribeiro
Primeiro Orientador: Hasla de Paula Pacheco
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógicoda Escola Municipal Hilda Nunes Brandão, no eixo Tempos e Espaços Escolares e a organização do tempo do trabalho do corpo docente da escola, objetivando refletir sobre gestão do tempo a e como ele é organizado de forma a garantir o tempo de planejamento dos docentes na instituição. Buscou-se neste trabalho apresentar como suporte para o embasamentoteóricioo Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que direciona a organização do trabalho na instituição, a legislação em vigor e autores que discutem sobre o assunto comoSouza(1999), Cavaliere (2007), Dourado(2003), Vasconcellos(2004), Torres(2001), dentre outros. Como principais reflexões, atenta-se para gestão do tempo na instituição, a importância do PPP como balizador das práticas pedagógicas, a importância do tempo de planejamento para o docente e a sua determinação legal, além de refletir sobre os reflexos da implementação do tempo pedagógico docente na escola.
Assunto: Professores Participação na administração
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia.pdf184.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.