Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hasla de Paula Pacheco | pt_BR |
dc.creator | Cláudia Márcia Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T17:22:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T17:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógicoda Escola Municipal Hilda Nunes Brandão, no eixo Tempos e Espaços Escolares e a organização do tempo do trabalho do corpo docente da escola, objetivando refletir sobre gestão do tempo a e como ele é organizado de forma a garantir o tempo de planejamento dos docentes na instituição. Buscou-se neste trabalho apresentar como suporte para o embasamentoteóricioo Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que direciona a organização do trabalho na instituição, a legislação em vigor e autores que discutem sobre o assunto comoSouza(1999), Cavaliere (2007), Dourado(2003), Vasconcellos(2004), Torres(2001), dentre outros. Como principais reflexões, atenta-se para gestão do tempo na instituição, a importância do PPP como balizador das práticas pedagógicas, a importância do tempo de planejamento para o docente e a sua determinação legal, além de refletir sobre os reflexos da implementação do tempo pedagógico docente na escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tempo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Tempo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Participação na administração | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Organização dos tempos de planejamento dos professores: construção e os desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudia.pdf | 184.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.