Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWQ7B
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação de aprendizagem: uma perspectiva democrática
Authors: Nivea Cristina de Araújo Viana
First Advisor: Micheli Virginia de Andrade Feital
Abstract: Este artigo busca descrever e caracterizar os aspectos relacionados à avaliação numa perspectiva democrática e suas implicações no processo de aprendizagem. Reflete sobre as formas de avaliar vinculadas à prática docente, na tentativa de otimizar este processo avaliativo em prol da aprendizagem do aluno. Procura ainda, conceituar o que é avaliação e os tipos de avaliação existentes, abordando a necessidade de se estabelecer critérios de avaliação, além de evidenciar aspectos característicos da avaliação que ocorre na Escola Estadual CESEC do Município de Capelinha, MG. Por fim, apresenta um paralelo entre a escola que temos e a que queremos, demonstrando a necessidade de uma reflexão e discussão coletivas, fomentadas pelo Projeto Político Pedagógico, no intuito de transformar a avaliação de forma a garantir o desenvolvimento global do educando, promovendo assim uma cultura avaliativa com vistas à inclusão e ao sucesso da aprendizagem.
Subject: Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWQ7B
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ce_tcc_ufmg_finalizado_com_cesec.pdf288.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.