Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Micheli Virginia de Andrade Feital | pt_BR |
dc.creator | Margarida Maria Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T15:03:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T15:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3 | - |
dc.description.resumo | No presente estudo, pretende-se refletir sobre os espaços escolares e suas dimensões. As reflexões aqui apresentadas tiveram como referência o PPP da Escola Municipal Bias Fortes, localizada na cidade de Carandaí- MG, no qual vimos evidenciada a inconsistência no tratamento deste eixo, elemento estruturador do PPP. Além disso, nas adaptações realizadas naquela instituição, para adequação à legislação e às políticas públicas é possível perceber a cultura do improviso. Realidade que não difere muito de outras instituições de ensino, que também não reconhecem a importância de seus espaços e neles continuam transitando, sem conferir-lhe sentido. Diante das realidades conhecidas sobre espaços escolares, suas funções e formas de ocupação, julgamos relevante aprofundar o debate sobre o tema, na perspectiva de reconstruir o conceito. A partir dessa compreensão, torna-se possível uma nova concepção em que o espaço escolar se constituirá em território de realização das grandes dimensões humanas. Por assim ser, outras relações poderão se fortalecer entre a arquitetura e processos de aprendizagem, conferindo a esses polos novos significados. Desse entendimento, poderão surgir ações governamentais mais apropriadas, na implantação das políticas públicas para a rede física e edificações escolares. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Edificação | pt_BR |
dc.subject | Configuração | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Edificios Projeto e construção | pt_BR |
dc.subject.other | Instalações escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Edifícios escolares | pt_BR |
dc.title | Arquitetura e pedagogia: relações não dialógicas nos espaços escolares | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
margaridambarbosa__turma_3_envio_vers_o_tcc__vers_o__final.pdf | 292.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.