Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Arquitetura e pedagogia: relações não dialógicas nos espaços escolares |
Authors: | Margarida Maria Barbosa |
First Advisor: | Micheli Virginia de Andrade Feital |
Abstract: | No presente estudo, pretende-se refletir sobre os espaços escolares e suas dimensões. As reflexões aqui apresentadas tiveram como referência o PPP da Escola Municipal Bias Fortes, localizada na cidade de Carandaí- MG, no qual vimos evidenciada a inconsistência no tratamento deste eixo, elemento estruturador do PPP. Além disso, nas adaptações realizadas naquela instituição, para adequação à legislação e às políticas públicas é possível perceber a cultura do improviso. Realidade que não difere muito de outras instituições de ensino, que também não reconhecem a importância de seus espaços e neles continuam transitando, sem conferir-lhe sentido. Diante das realidades conhecidas sobre espaços escolares, suas funções e formas de ocupação, julgamos relevante aprofundar o debate sobre o tema, na perspectiva de reconstruir o conceito. A partir dessa compreensão, torna-se possível uma nova concepção em que o espaço escolar se constituirá em território de realização das grandes dimensões humanas. Por assim ser, outras relações poderão se fortalecer entre a arquitetura e processos de aprendizagem, conferindo a esses polos novos significados. Desse entendimento, poderão surgir ações governamentais mais apropriadas, na implantação das políticas públicas para a rede física e edificações escolares. |
Subject: | Escolas Arquitetura Escolas Edificios Projeto e construção Instalações escolares Escolas Organização e administração Edifícios escolares |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3 |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
margaridambarbosa__turma_3_envio_vers_o_tcc__vers_o__final.pdf | 292.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.