Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3
Type: Monografias de Especialização
Title: Arquitetura e pedagogia: relações não dialógicas nos espaços escolares
Authors: Margarida Maria Barbosa
First Advisor: Micheli Virginia de Andrade Feital
Abstract: No presente estudo, pretende-se refletir sobre os espaços escolares e suas dimensões. As reflexões aqui apresentadas tiveram como referência o PPP da Escola Municipal Bias Fortes, localizada na cidade de Carandaí- MG, no qual vimos evidenciada a inconsistência no tratamento deste eixo, elemento estruturador do PPP. Além disso, nas adaptações realizadas naquela instituição, para adequação à legislação e às políticas públicas é possível perceber a cultura do improviso. Realidade que não difere muito de outras instituições de ensino, que também não reconhecem a importância de seus espaços e neles continuam transitando, sem conferir-lhe sentido. Diante das realidades conhecidas sobre espaços escolares, suas funções e formas de ocupação, julgamos relevante aprofundar o debate sobre o tema, na perspectiva de reconstruir o conceito. A partir dessa compreensão, torna-se possível uma nova concepção em que o espaço escolar se constituirá em território de realização das grandes dimensões humanas. Por assim ser, outras relações poderão se fortalecer entre a arquitetura e processos de aprendizagem, conferindo a esses polos novos significados. Desse entendimento, poderão surgir ações governamentais mais apropriadas, na implantação das políticas públicas para a rede física e edificações escolares.
Subject: Escolas Arquitetura
Escolas Edificios Projeto e construção
Instalações escolares
Escolas Organização e administração
Edifícios escolares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXQC3
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
margaridambarbosa__turma_3_envio_vers_o_tcc__vers_o__final.pdf292.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.