Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRL2
Type: Monografias de Especialização
Title: A relação família escola e seus reflexos no desenvolvimento infantil
Authors: Lucineia Aparecida Medeiros dos Santos
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Maria dos Anjos com o tema A relação família escola e seus reflexos no desenvolvimento infantil, sendo elaborado através de leitura em livros acadêmicos, sites científicos e artigos e confrontados com a prática vivenciada pela equipe de profissionais da instituição. A abordagem do tema recorreu-se a pesquisa bibliográfica na qual se teve embasamento teórico relacionado a alguns conceitos como família, escola, desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é analisar numa perspectiva da gestão democrática, como as relações família e escola propiciam maior desenvolvimento ao aluno e quais mecanismos propiciam aproximação da família na escola. Especificamente também, pretende-se identificar ações ofertadas pela escola que atraem a participação das famílias. Ao final, esse estudo aponta a necessidade de resgatar as famílias dos alunos para a escola, apresentando sugestões nesse difícil trabalho de conscientizar os pais dos alunos para a importância de participar das atividades de parceria com a escola, para um melhor acompanhamento no desenvolvimento cognitivo, melhora na autoestima e socialização das crianças.
Subject: Educação Participação dos pais
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
Lar e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRL2
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_lucineiaaparecidamedeirosdossantos.turma5.pdf606.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.