Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
Autor(es): Lúcia Elias Campos de Faria
Primeiro Orientador: Laisa Kelly Vilanova
Resumo: Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos.
Assunto: Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf703.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.