Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A construção de explicações por estudantes a partir do uso de um material didático temático baseado em pressupostos CTS e no ensino por investigação |
Authors: | Isabela Simone Silva Lelis |
First Advisor: | Ana Luiza de Quadros |
Abstract: | A utilização das tendências contemporâneas de ensino em aulas de Química têm se mostrado importante no processo de construção de significados. No entanto, a apropriação dessas tendências por professores tem sido um desafio. Nesse contexto, foi produzido e utilizado um material didático no qual algumas dessas tendências estão implícitas, principalmente o ensino por temas, o discurso dialógico e atividades investigativas. O presente trabalho analisa a construção de explicações de estudantes que utilizaram esse material didático. Assim sendo, este trabalho avalia qual a contribuição do material didático no aprendizado dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvido um questionário com cinco perguntas sobre assuntos do cotidiano dos estudantes, que deveriam ser respondidas utilizando os conceitos abordados no material didático. Percebemos que a construção de explicações foi favorecida quando as explicações científicas trabalhadas em sala de aula têm relação com o contexto do estudante e, portanto, a utilização de um material didático temático se mostra um importante recurso de apoio à prática docente. |
Subject: | Química Estudo e ensino Material didático Ensino médio |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY |
Issue Date: | 6-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_enci_isabela_simone_silva_lelis.pdf | 379.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.