Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Portfólio: estratégia de acompanhamento e avaliação qualitativa em uma escola de educação infantil de Araçuai - MG |
Autor(es): | Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas |
Primeiro Orientador: | Giselle Cristina Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Portfólio: estratégia de avaliação qualitativa da Escola Municipal Brincando e Aprendendo II gestão democrática, discute a importância da prática do portfólio aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico, participativo e global de construção de conhecimento percebendo assim que o uso do portfólio como estratégia de avaliação qualitativa favorece a qualidade de uma gestão democrática, bem como aprendizagem com maior significado para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica do professor e da gestão escolar para oferecer condições para a formação integral do aluno para que ele possa se tornar um sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem visando tomadas de decisões coerentes com a sua realidade. Pautada no Projeto Político Pedagógico da referida instituição e em bases legais a educação infantil, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Hoffmann (2012), Frison (2008), Villas Boa (2005), dentre outros. A referida análise vai de encontro com o Programa PROINFANTIL, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho com portfólio. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática do portfólio, espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação.Com a prática do portfólio na Escola Municipal Brincando e Aprendendo II nota-se uma motivação no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos, profissionais de ensino e pais no decorrer das ações. |
Assunto: | Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional Alunos Avaliação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
maria_rosilei_dos_santos_ornelas.turma10_vers_o_final.pdf | 830.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.