Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Giselle Cristina Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T17:26:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T17:26:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de análise crítica sobre o tema Portfólio: estratégia de avaliação qualitativa da Escola Municipal Brincando e Aprendendo II gestão democrática, discute a importância da prática do portfólio aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico, participativo e global de construção de conhecimento percebendo assim que o uso do portfólio como estratégia de avaliação qualitativa favorece a qualidade de uma gestão democrática, bem como aprendizagem com maior significado para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica do professor e da gestão escolar para oferecer condições para a formação integral do aluno para que ele possa se tornar um sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem visando tomadas de decisões coerentes com a sua realidade. Pautada no Projeto Político Pedagógico da referida instituição e em bases legais a educação infantil, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Hoffmann (2012), Frison (2008), Villas Boa (2005), dentre outros. A referida análise vai de encontro com o Programa PROINFANTIL, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho com portfólio. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática do portfólio, espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação.Com a prática do portfólio na Escola Municipal Brincando e Aprendendo II nota-se uma motivação no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos, profissionais de ensino e pais no decorrer das ações. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Alunos Avaliação | pt_BR |
dc.title | Portfólio: estratégia de acompanhamento e avaliação qualitativa em uma escola de educação infantil de Araçuai - MG | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
maria_rosilei_dos_santos_ornelas.turma10_vers_o_final.pdf | 830.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.