Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Giselle Cristina Rodriguespt_BR
dc.creatorMaria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T17:26:38Z-
dc.date.available2019-08-12T17:26:38Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHNQS-
dc.description.resumoO presente trabalho de análise crítica sobre o tema Portfólio: estratégia de avaliação qualitativa da Escola Municipal Brincando e Aprendendo II gestão democrática, discute a importância da prática do portfólio aliada às características da comunidade escolar num processo dinâmico, participativo e global de construção de conhecimento percebendo assim que o uso do portfólio como estratégia de avaliação qualitativa favorece a qualidade de uma gestão democrática, bem como aprendizagem com maior significado para os alunos. Sobretudo, a análise crítica enfatiza a necessidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica do professor e da gestão escolar para oferecer condições para a formação integral do aluno para que ele possa se tornar um sujeito ativo no processo ensino e aprendizagem visando tomadas de decisões coerentes com a sua realidade. Pautada no Projeto Político Pedagógico da referida instituição e em bases legais a educação infantil, em sua introdução e desenvolvimento o leitor encontrará uma análise com base em textos de autores como: Hoffmann (2012), Frison (2008), Villas Boa (2005), dentre outros. A referida análise vai de encontro com o Programa PROINFANTIL, o qual contempla em sua ação pedagógica o trabalho com portfólio. Por fim, nesse contexto, sob o prisma de uma Gestão Democrática, com a prática do portfólio, espera-se uma ressignificação do currículo, o qual deve atender a perspectiva contemporânea da educação.Com a prática do portfólio na Escola Municipal Brincando e Aprendendo II nota-se uma motivação no desenvolvimento das atividades em sala de aula, como também a satisfação dos alunos, profissionais de ensino e pais no decorrer das ações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação qualitativapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherAlunos Avaliaçãopt_BR
dc.titlePortfólio: estratégia de acompanhamento e avaliação qualitativa em uma escola de educação infantil de Araçuai - MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_rosilei_dos_santos_ornelas.turma10_vers_o_final.pdf830.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.