Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2FQF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso de mapas conceituais em atividades investigativas
Autor(es): Natalia Vieira de Carvalho
Primeiro Orientador: Sidney Maia Araújo
Resumo: Atividades investigativas apresentam características específicas que as diferenciam dos métodos tradicionais de ensino e, portanto o registro e avaliação de todo o processo necessitam de métodos alternativos. Esse tipo de atividade envolve a construção de conceitos, enquanto os mapas conceituais buscam estabelecer as relações existentes entre conceitos e ambos visam a aprendizagem significativa. Considerando a importância da participação ativa dos alunos em atividades investigativas, vê-se nos mapas conceituais uma ferramenta compatível e viável para essa metodologia de ensino, sendo então uma ferramenta pedagógica com grandes potencialidades de aplicações pedagógicas para facilitar, aprimorar e contribuir efetivamente para atividades com metodologia investigativa.
Assunto: Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2FQF
Data do documento: 10-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natalia_vieira_de_carvalho.pdf3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.