Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGAF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariangela Rodrigues Lima Machado | pt_BR |
dc.creator | Eliane Aparecida dos Santos Sena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:16:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGAF | - |
dc.description.resumo | É reconhecido que a família é primeira influênciana vida de cada indivíduo. Diante desta afirmativa,o presente estudo, realizado através de pesquisa bibliográfica,pretende discutir e colocar em evidência a importância da presença familiar no ambiente escolar sob a ótica da gestão democrática, bem como apresentar as causas da pouca participação das famílias dos educandos da Escola Estadual Cesário Nunes dos Santos no ambiente escolar e as possíveis soluções para esse problema tendo como principal objetivo demonstrar a importância de buscar a aproximação da família e da escola.A preocupação com a pouca interação família-escola justifica as discussões apresentadas, pois sendo a família a base do desenvolvimento de todo indivíduo a partir do nascimento, a interação família/ escola é imprescindível para o sucesso do ensino aprendizagem em todos os seus segmentos.A presença familiar na escola ajuda na formação do indivíduo e no desenvolvimento global do mesmo. Neste contexto, o PPP - Projeto Político Pedagógico - pode ser um instrumento de aproximação entre família e escola tendo em vista que o trabalho da comunidade escolar de maneira coletiva muito depende do posicionamento da instituição escolar. O presente estudo de cunho bibliográfico visaapresentar a relevância da presença familiar no contexto das instituições escolares. Esta análise impulsionou a referida escola a buscar cada vez mais novas estratégiasque visem aproximar família e escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Família Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.title | A importância da presença familiar no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elianeaparecida_santos_sena_tcc_aprovado.pdf | 261.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.