Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCHBC
Type: Monografias de Especialização
Title: Relação professor - aluno na prática pedagógica
Authors: Giselle Masiero Teixeira
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pretende a partir da análise do Projeto Político-PPP da Escola Estadual Bueno Brandão, mostrar o valor da interação entre a sala de aula e a relação pedagógica, lembrando que esta é uma relação humana e difícil, e que determina o uso de métodos funcionais focados no diálogo. São visíveis na sociedade atual grandes transformações e conflitos, exigindo a participação na escola e sala de aula, gerando a necessidade de levar até elas o debate, através de uma conversa franca e aberta, utilizando argumentos indispensáveis à educação. Cabe então o resgate no contexto da prática pedagógica do valor da relação de diálogo entre professor e aluno, ponto essencial para a descoberta do outro através da produção do conhecimento. É importante destacar que sendo a sala de aula um espaço de interação entre professor e aluno, cabe ao primeiro ser o mediador entre o aluno e o conhecimento escolar, pois este tem a capacidade para desenvolver tais funções. Neste artigo foram utilizados autores que analisaram a questão da educação, focando na relação professor aluno, como Freire (1987,1996, 1998), Assman (2007), Gadotti (2000) e Padilha (2001), destacando que as políticas públicas para a educação têm que se preocupar com o processo de aprendizagem do aluno e com a formação continuada do professor.
Subject: Professores e alunos
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCHBC
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_giselleteixeira_turma1__2_.pdf468.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.