Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Maria Aparecida de Almeida |
primer Tutor: | Sandra Maria Glória da Silva |
Resumen: | O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela. |
Asunto: | Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV |
Fecha del documento: | 1-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf | 331.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.