Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandra Maria Glória da Silvapt_BR
dc.creatorMaria Aparecida de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:34:54Z-
dc.date.available2019-08-14T16:34:54Z-
dc.date.issued2015-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV-
dc.description.resumoO interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherFamília Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherLar e escolapt_BR
dc.titleFamília e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf331.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.