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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHGTS
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Reflexão crítica da construção do projeto político pedagógico: limites e possibilidades |
Autor(es): | Celia Alves Braga |
primer Tutor: | Cristiane Fernanda Xavier |
Resumen: | Nos anos 90, as políticas para a América Latina e o Brasil concentram medidas para a melhoria da Educação Básica e procuram responsabilizar a escola pelos resultados do ensino. Do planejamento burocrático e centralizado, a prioridade passa a ser centrada na gestão da escola e em sua realidade imediata. Medidas de descentralização administrativa e pedagógica, autonomia da escola via construção do projeto político-pedagógico, formação continuada dos professores, entre outras, ganham força nas políticas educacionais para os países em desenvolvimento. Dessa forma, a gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares e abertura dos portões da escola, deve ser precedida pela reformulação de sua proposta pedagógica. Sendo assim, com essa predisposição para as mudanças é que efetivamente se consolidará a gestão democrática e conseqüentemente, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. É neste contexto que deu-se o desenvolvimento deste trabalho. Ou seja, em meio às políticas educacionais para o Brasil e América Latina o presente estudo analisa os seus impactos na prática cotidiana da Escola Municipal São Francisco. |
Asunto: | Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHGTS |
Fecha del documento: | 31-jul-2009 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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