Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHGTS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cristiane Fernanda Xavier | pt_BR |
dc.creator | Celia Alves Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T03:34:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T03:34:13Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHGTS | - |
dc.description.resumo | Nos anos 90, as políticas para a América Latina e o Brasil concentram medidas para a melhoria da Educação Básica e procuram responsabilizar a escola pelos resultados do ensino. Do planejamento burocrático e centralizado, a prioridade passa a ser centrada na gestão da escola e em sua realidade imediata. Medidas de descentralização administrativa e pedagógica, autonomia da escola via construção do projeto político-pedagógico, formação continuada dos professores, entre outras, ganham força nas políticas educacionais para os países em desenvolvimento. Dessa forma, a gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares e abertura dos portões da escola, deve ser precedida pela reformulação de sua proposta pedagógica. Sendo assim, com essa predisposição para as mudanças é que efetivamente se consolidará a gestão democrática e conseqüentemente, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. É neste contexto que deu-se o desenvolvimento deste trabalho. Ou seja, em meio às políticas educacionais para o Brasil e América Latina o presente estudo analisa os seus impactos na prática cotidiana da Escola Municipal São Francisco. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Reflexão crítica da construção do projeto político pedagógico: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
c_lia_alves_braga.pdf | 94.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.