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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
Autor(es): | Ivone Rosa Ferreira de Sá |
Primeiro Orientador: | Rita Cristina Lima Lages e Silva |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania. |
Assunto: | Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U |
Data do documento: | 17-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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