Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O conselho escolar como instrumento de gestão democrática |
Autor(es): | Myriam Cibele de Castro |
primer Tutor: | Wilma Aparecida Soares Luna |
Resumen: | O presente trabalho refere-se a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga (MG). Esta análise apontou para a importância de realçar o tópico Processos de Decisão e, mais especificamente, o Conselho Escolar, considerando relevante a sua compreensão e efetivação na realidade da referida escola. Dessa forma, buscou-se pressupostos teóricos que norteiem a prática pedagógica baseada na gestão democrática, articulando a participação da comunidade nos processos decisórios. O trabalho contém ainda o projeto político pedagógico na íntegra, abordando a finalidade da escola, sua estrutura organizacional, currículo, tempos e espaços escolares, tomadas de decisões, avaliação e relações de trabalho. Os objetivos do presente trabalho foram refletir sobre as principais questões relacionadas aos conselhos escolares como instrumentos de gestão democrática; apresentar uma conceituação sobre esses conselhos; discutir pontos relevantes da legislação que trata dos conselhos escolares; conceituar gestão democrática e sua interlocução com os conselhos; e relacionar os pressupostos teóricos apresentados com a prática na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira. A realização deste trabalho permitiu verificar que há na literatura arcabouço teórico e metodológico capaz de nortear as práticas de gestão democrática nas escolas públicas, inclusive no que se refere à efetivação dos Conselhos Escolares e que a prática deve ser baseada também na realidade da escola onde se pretende executar o trabalho, haja vista as peculiaridades de território e de demandas da comunidade local. |
Asunto: | Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6 |
Fecha del documento: | 19-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
myriam.pdf | 413.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.