Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6
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dc.contributor.advisor1Wilma Aparecida Soares Lunapt_BR
dc.creatorMyriam Cibele de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:48:54Z-
dc.date.available2019-08-13T06:48:54Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6-
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga (MG). Esta análise apontou para a importância de realçar o tópico Processos de Decisão e, mais especificamente, o Conselho Escolar, considerando relevante a sua compreensão e efetivação na realidade da referida escola. Dessa forma, buscou-se pressupostos teóricos que norteiem a prática pedagógica baseada na gestão democrática, articulando a participação da comunidade nos processos decisórios. O trabalho contém ainda o projeto político pedagógico na íntegra, abordando a finalidade da escola, sua estrutura organizacional, currículo, tempos e espaços escolares, tomadas de decisões, avaliação e relações de trabalho. Os objetivos do presente trabalho foram refletir sobre as principais questões relacionadas aos conselhos escolares como instrumentos de gestão democrática; apresentar uma conceituação sobre esses conselhos; discutir pontos relevantes da legislação que trata dos conselhos escolares; conceituar gestão democrática e sua interlocução com os conselhos; e relacionar os pressupostos teóricos apresentados com a prática na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira. A realização deste trabalho permitiu verificar que há na literatura arcabouço teórico e metodológico capaz de nortear as práticas de gestão democrática nas escolas públicas, inclusive no que se refere à efetivação dos Conselhos Escolares e que a prática deve ser baseada também na realidade da escola onde se pretende executar o trabalho, haja vista as peculiaridades de território e de demandas da comunidade local.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleO conselho escolar como instrumento de gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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