Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wilma Aparecida Soares Luna | pt_BR |
dc.creator | Myriam Cibele de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T06:48:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T06:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga (MG). Esta análise apontou para a importância de realçar o tópico Processos de Decisão e, mais especificamente, o Conselho Escolar, considerando relevante a sua compreensão e efetivação na realidade da referida escola. Dessa forma, buscou-se pressupostos teóricos que norteiem a prática pedagógica baseada na gestão democrática, articulando a participação da comunidade nos processos decisórios. O trabalho contém ainda o projeto político pedagógico na íntegra, abordando a finalidade da escola, sua estrutura organizacional, currículo, tempos e espaços escolares, tomadas de decisões, avaliação e relações de trabalho. Os objetivos do presente trabalho foram refletir sobre as principais questões relacionadas aos conselhos escolares como instrumentos de gestão democrática; apresentar uma conceituação sobre esses conselhos; discutir pontos relevantes da legislação que trata dos conselhos escolares; conceituar gestão democrática e sua interlocução com os conselhos; e relacionar os pressupostos teóricos apresentados com a prática na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira. A realização deste trabalho permitiu verificar que há na literatura arcabouço teórico e metodológico capaz de nortear as práticas de gestão democrática nas escolas públicas, inclusive no que se refere à efetivação dos Conselhos Escolares e que a prática deve ser baseada também na realidade da escola onde se pretende executar o trabalho, haja vista as peculiaridades de território e de demandas da comunidade local. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | O conselho escolar como instrumento de gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
myriam.pdf | 413.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.