Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O conselho escolar como instrumento de gestão democrática
Autor(es): Myriam Cibele de Castro
Primeiro Orientador: Wilma Aparecida Soares Luna
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, município de Ipatinga (MG). Esta análise apontou para a importância de realçar o tópico Processos de Decisão e, mais especificamente, o Conselho Escolar, considerando relevante a sua compreensão e efetivação na realidade da referida escola. Dessa forma, buscou-se pressupostos teóricos que norteiem a prática pedagógica baseada na gestão democrática, articulando a participação da comunidade nos processos decisórios. O trabalho contém ainda o projeto político pedagógico na íntegra, abordando a finalidade da escola, sua estrutura organizacional, currículo, tempos e espaços escolares, tomadas de decisões, avaliação e relações de trabalho. Os objetivos do presente trabalho foram refletir sobre as principais questões relacionadas aos conselhos escolares como instrumentos de gestão democrática; apresentar uma conceituação sobre esses conselhos; discutir pontos relevantes da legislação que trata dos conselhos escolares; conceituar gestão democrática e sua interlocução com os conselhos; e relacionar os pressupostos teóricos apresentados com a prática na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira. A realização deste trabalho permitiu verificar que há na literatura arcabouço teórico e metodológico capaz de nortear as práticas de gestão democrática nas escolas públicas, inclusive no que se refere à efetivação dos Conselhos Escolares e que a prática deve ser baseada também na realidade da escola onde se pretende executar o trabalho, haja vista as peculiaridades de território e de demandas da comunidade local.
Assunto: Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRQX6
Data do documento: 19-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
myriam.pdf413.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.