Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação em tempo integral: desafios e resultados |
Autor(es): | Silvânia Maria da Silva Brito |
Primeiro Orientador: | Aline Gabriele Pereira |
Resumo: | O Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros. |
Assunto: | Educação integral Planejamento educacional Escolas Organização e administração Escolas de tempo integral |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N |
Data do documento: | 1-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf | 613.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.