Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação em tempo integral: desafios e resultados
Autor(es): Silvânia Maria da Silva Brito
Primeiro Orientador: Aline Gabriele Pereira
Resumo: O Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros.
Assunto: Educação integral
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
Data do documento: 1-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf613.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.