Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Educação em tempo integral: desafios e resultados |
Authors: | Silvânia Maria da Silva Brito |
First Advisor: | Aline Gabriele Pereira |
Abstract: | O Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros. |
Subject: | Educação integral Planejamento educacional Escolas Organização e administração Escolas de tempo integral |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf | 613.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.